sexta-feira, 27 de março de 2009

PBH promove I Fórum Municipal de Segurança Pública

Da Ascom/PBH

O prefeito Márcio Lacerda assina, nesta sexta-feira, dia 27, o Decreto de convocação da Etapa Municipal Eletiva à I Conferência Nacional de Segurança Pública (I Conseg), prevista para o segundo semestre deste ano. Após a assinatura do decreto, haverá o lançamento de dois projetos da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial (SMSEG): cartilha e DVD “Educação para Segurança Pessoal” e o “Ensino a Distância da Guarda Municipal”. Na sequência, vai ser instalado o I Fórum Municipal de Segurança Pública do atual governo. Ambos os eventos serão às 11h, no Salão Nobre da Prefeitura (Av. Afonso Pena, 1212), no Centro da Capital mineira.

O objetivo do Decreto é promover a conferência municipal para eleger e indicar os representantes que vão participar das etapas estadual e federal. A comissão é composta por sete integrantes da sociedade civil e dos órgãos encarregados da segurança e dos trabalhadores em Segurança Pública.

O Fórum Municipal consiste na instalação de um espaço institucional de integração, interdisciplinaridade e fortalecimento da política municipal de defesa social, na qual todos os órgãos da política social e urbana, como educação, saúde, assistência, esportes e política urbana, entre outros, discutem, avaliam, monitoram e fazem sugestões ao planejamento e às ações implementadas pela Guarda Municipal.

Serão lançados, também, os projetos “Educação para Segurança Pessoal” e “Ensino à Distância”, ambos da SMSEG. Por meio do projeto “Educação para Segurança Pessoal” a SMSEG desenvolveu uma cartilha e um DVD com dicas de segurança que vão ser distribuídos nos equipamentos públicos da Prefeitura. Assim, de maneira simples, a Guarda Municipal orienta às pessoas como evitar furtos. O documento é resultado de um ciclo de palestras desenvolvido por gerentes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSEG) em diversos órgãos municipais. A partir daí, verificou-se a necessidade de orientar os servidores e a população sobre os princípios da Segurança Pública no cotidiano das grandes cidades.

Já o Ensino a Distância (EAD) permite que o Guarda Municipal utilize um ambiente projetado especialmente para o EAD e cursos via web oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, acessar e-mails e a Intranet da Guarda Municipal para atender aos profissionais que não têm computador em casa ou facilidade para frequentar lan houses. O principal objetivo é proporcionar ao Guarda Municipal a inclusão digital, por meio da qual ele terá contato com cursos de informática necessários ao bom desempenho nos cursos oferecidos via web. Ao final de todas as aulas será aplicada uma prova on line para avaliar a aprendizagem.

Nenhum comentário: