sexta-feira, 27 de março de 2009

Belo Horizonte aplaude Denise Fraga encenando texto de Brecht



Como praticar o bem e ao mesmo tempo sobreviver aos desafios impostos por uma sociedade egoísta e competitiva? Esta é a questão que permeia a premiada comédia “A Alma Boa de Setsuan”, adaptação do texto de 1941, do dramaturgo alemão Bertold Brecht, que leva aos palcos os atores Denise Fraga - que foi indicada ao Prêmio Shell e já recebeu os Prêmios APCA 2008, Qualidade Brasil e Quem, por sua atuação neste trabalho -, Ary França, Cláudia Mello, Joelson Medeiros e grande elenco.

O espetáculo, no Grande Teatro do Palácio das Artes, nesta sexta-feira, dia 27, às 21h, amanhã e domingo, 28 e 29, às 19h, em Belo Horizonte, com direção de Marco Antônio Braz, narra a história de uma bondosa prostituta chinesa que ganha uma pequena fortuna dos deuses. O tesouro desperta a ganância dos moradores do vilarejo, que tentam explorá-la. Para se proteger, ela cria um personagem, seu primo Chuí-Tá.

Para Denise Fraga (foto/João Caldas), protagonista da peça, a atualidade do texto é impressionante, mesmo tendo sido escrito há tantos anos. “Quando Marco Antônio me convidou para encenar a peça, me entusiasmei. Brecht é divertido e tem a sabedoria de, por meio de uma história bem contada, dizer o que pensa, nos colocando diante do caos social no qual aparentemente nos acostumamos a viver”, resume. Na montagem, a atriz coloca em prática o que faz de melhor: desdobrar-se em dois personagens, numa narrativa que envolve humor e drama.

Além de Denise, o elenco conta com mais nove atores, entre eles Ary França, que também é um show à parte, Cláudia Mello (a Ceição da novela Revelação do SBT) e Marcos Cesana, que trabalham conduzidos pela trilha sonora de Théo Werneck, nos minimalistas e precisos cenários de Márcio Medina, com figurinos de Verônica Julian, rico em referências e iluminação de Wagner Freire.

Nenhum comentário: