quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

‘Encomenda das Almas’ abre a Quaresma na Grande BH

Da AGÊNCIA MINAS

Tradicional manifestação religiosa mineira, a “Encomenda das Almas” toma conta das ruas e distritos do município de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta Quarta-Feira de Cinzas, introduzindo, com o turismo religioso, o período da Quaresma.

Conhecidos como encapuzados, por usarem mantos roxos, os grupos que protagonizam a “Encomenda...” saem às ruas de Jaboticatubas e de distritos do município entoando cânticos seculares que falam sobre a morte. Ao som de matracas, um rústico instrumento de percussão, os manifestantes falam para os vivos e para os mortos: “Alerta pecador, alerta, acordai que a morte é certa; acordai, irmão das Almas; acordai, e rezemos, juntos, um Padre-Nosso e Ave-Maria pelas Almas dos Defuntos...”

A Encomenda das Almas é um ritual de origem medieval, tem início na Quarta-Feira de Cinzas e acontece todas as noites de segundas, quartas e sextas-feiras, durante toda a Quaresma. Os encapuzados acreditam que, nesse período, as almas ficam soltas e é para elas em especial, que é realizado o ritual.

Para participar, os integrantes precisam obedecer regras. A mais importante delas é que os componentes dos grupos não podem olhar para trás, pois correm o risco de verem as almas. O mesmo vale para os donos das casas, que não podem olhar para fora de suas residências. Outra norma a ser seguida durante o ritual é a ordem dos integrantes frente às casas, que deve ser de acordo com a colocação de voz de cada um.

Atualmente, Jaboticatubas conta com quatro grupos de Encomenda das Almas, formados, em sua maioria, por pessoas idosas e católicas. Além de Jaboticatubas, há Encomenda das Almas nos distritos de São José da Serra, São Sebastião do Campinho e na comunidade quilombola Mato do Tição, na Serra do Cipó.

Arlete Nogueira, presidente da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Turismo Padre Messias (Jabotur), de Jaboticatubas, destaca que há turistas que vão ao município exclusivamente para assistir o ritual religioso. "O ritual faz parte da nossa história e começou há aproximadamente 100 anos. O nosso objetivo é resgatar, cada vez mais, a história desses grupos".

Um dos 43 circuitos turísticos certificados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Jaboticatubas integra o Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó. Tais ircuitos são conjuntos de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se integram para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável. Entre as principais missões de um circuito estão a criação, identificação e fomento a atividades turísticas.

As cidades de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Itambé do Mato Dentro, Santana do Riacho e Nova União, também fazem parte do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó, certificado pela Setur, em junho de 2004.

Fernanda Fonseca, diretora de Estruturação de Produto Turístico da Setur, ressalta que o turismo religioso é um dos segmentos prioritários da Secretaria, em 2009, tanto na divulgação, quanto na estruturação. "Como Minas tem grande vocação para o turismo religioso, já identificamos muitos produtos turísticos ligados também ao Espiritismo, Catolicismo e à religião Evangélica", revela.

Um comentário:

Unknown disse...

acesse o site:

www.jaboticatubas.com.br