terça-feira, 5 de maio de 2009

Minas Gerais lança programa digital para municípios



Da AGÊNCIA MINAS

Durante o XXVI Congresso de Municípios, aberto ontem, dia 4, à noite, no Expominas, em Belo Horizonte, o governador em exercício, Antônio Augusto Anastasia assinou convênio entre o Governo de Minas e a Associação Mineira de Municípios (AMM) para a implantação de padronização da comunicação eletrônica, como sites e e-mails, nos municípios e associações microrregionais mineiras. Anastasia (E) estava acompanhado do vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva (foto Wellington Pedro/Imprensa MG).

Entre as ações previstas, o Governo de Minas criará, gratuitamente, contas de e-mail e páginas web para cada município e associação microrregional que ainda não possuem este tipo de serviço. As páginas poderão ser usadas para distribuição de notícias, vídeos, links, aplicativos próprios como atendimento ao cidadão on-line. O programa será coordenado pela equipe do Projeto Teia, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas.

Na oportunidade, o governador em exercício também defendeu as parcerias entre o Governo de Minas e os municípios. Segundo ele, o novo modelo de gestão implementado no Estado, recuperando a sua capacidade de investimento, vem possibilitando um diálogo constante entre o governo estadual e as prefeituras.

“Nos últimos anos, o Governo do Estado tem realizado parcerias mais do que estreitas com os municípios. Todos os projetos do Estado nas áreas de educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, telefonia, todos estes projetos estão sendo feito com os municípios”, disse Anastasia. E completou: “conseguimos melhorar muito a infraestrutura dos serviços públicos no Estado em razão do nosso equilíbrio financeiro, os próprios prefeitos reconhecem que já avançaram muito. São parcerias que ocorrem, inclusive, com a União, também em relação ao Estado e aos próprios municípios”.

O 26º Congresso Mineiro de Municípios vai até amanhã, dia 6, com o tema central “Meio ambiente e a sustentabilidade ambiental”. Também estão sendo debatidos o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), turismo, saúde, crise econômica, educação, meio ambiente, integração dos municípios, via Internet, reforma tributária e um novo pacto federativo para o País.

Durante o encerramento do 26º Congresso, amanhã, a nova diretoria da AMM tomará posse para o período 2009/2010. São 42 prefeitos entre a diretoria executiva, conselho fiscal e diretorias regionais. O presidente eleito é o prefeito de Conselheiro Lafaiete (Região Central), José Milton de Carvalho Rocha (PSDB), que vai substituir o ex-prefeito de Mariana, Celso Cota, na direção da AMM desde 2005.

O novo presidente da AMM tem 51 anos de idade, é advogado e empresário. Iniciou sua carreira política como vereador em Catas Altas da Noruega. Foi vereador também em Conselheiro Lafaiete. Elegeu-se deputado estadual, em 1988. Em 2002, voltou à Assembleia Legislativa de Minas. Em 2008, foi eleito prefeito de Conselheiro Lafaiete.

Nenhum comentário: