segunda-feira, 27 de maio de 2013

Clube da Esquina lança livro dos seus 40 anos




Em Sessão Solene, na noite desta 2ª feira, dia 27, requerida pelo deputado Luiz Henrique (PSDB), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageia o conhecido Clube da Esquina, com o lançamento de uma publicação sobre os 40 anos de um dos mais importantes movimentos culturais de Minas e do Brasil. À reunião especial de lançamento do livro “Clube da Esquina – 40 Anos”, às 20h, no Plenário JK, deverão comparecer autoridades, convidados, intelectuais e artistas – entre estes, o cantor Milton Nascimento.
Editada por meio de uma parceria da ALMG e a Imprensa Oficial, a obra, organizada por Márcio Borges, traz as histórias do Clube da Esquina e os vários cenários culturais que envolveram o grupo de jovens na Belo Horizonte dos anos 60, 70 e 80, desde a chegada de Milton Nascimento à Capital mineira, além das primeiras parcerias. Fotos, letras e depoimentos dos integrantes do lendário Clube, que ganharam notoriedade no mundo, em 1972, com o lançamento do álbum duplo de mesmo nome, tendo à frente as canções de Milton Nascimento (foto/Famosos Uol), Lô Borges e seus amigos, ilustram o trabalho.
O livro tem apresentações do governador Antônio Anastasia, do senador Aécio Neves, do presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, do deputado estadual Luiz Henrique e do diretor-geral da Imprensa Oficial de MG, Eugênio Ferraz. Na introdução, Caetano Veloso diz que “em Minas o caldo engrossa, o tempero entranha e o sentimento se verticaliza”.
O governador Antônio Anastasia, que se encontra em missão oficial na Europa, declarou que “esta preciosa publicação narra, ilustra e revive a memória das principais personagens que ajudaram a construir essa bela história que tanto orgulha os mineiros”. Para o senador Aécio Neves, “o Clube da Esquina é música do mundo, é Música de Minas”. Já o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, considera que “este livro é o reconhecimento da Casa do povo mineiro ao grande momento vivido por nossa cultura popular naquele histórico ano de 1972”.
Autor do requerimento que deu origem à Reunião Especial de logo mais, à noite, o deputado Luiz Henrique justifica sua homenagem ao lembrar que Minas “se vê sempre refletida em um clube gigantesco de cada esquina de um coração inteiro”. O Diretor-Geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, escreveu que “nada mais fácil que a difícil tarefa de juntar palavras e melodias como neste caso, associando e entrelaçando a Imprensa Oficial, das letras, o Clube da Esquina, das músicas, e a sensibilidade da Casa do Povo de Minas em um projeto que poderia se chamar ‘Letras & Músicas”.
Como se trata de uma edição comemorativa e limitada, durante o evento na ALMG, haverá sorteios de exemplares da publicação. Posteriormente, mediante cadastro e reserva, o Clube da Esquina disponibilizará o livro aos interessados.

Nenhum comentário: