sexta-feira, 22 de março de 2013

Tino Gomes se apresenta no Teatro da Assembleia



Uma das atrações mais aguardadas, o compositor, cantor, produtor e ator montes-clarense, Tino Gomes, apresenta “Cantoria, poesia e uns cauzim de safadeza”, no Teatro da Assembleia, em Belo Horizonte. Sucesso de público e de crítica em diversas vezes em que foi mostrado, inclusive, na última Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, desta vez, o show será nesta sexta-feira, dia 22, ao meio-dia, e faz parte do Projeto Zaz, que, toda semana, sempre na hora do almoço, brinda os mineiros com uma apresentação diferente.
Tino Gomes é mineiro de Montes Claros e traz na sua bagagem 40 anos de trabalho. Além de compositor e cantor, com 14 discos gravados, é também ator, e tem quatro livros editados para crianças, além de centenas de jingles para comerciais e interpretações de personagens para programas eleitorais gratuitos no rádio e na televisão. Desde criança, tocava violão e, ainda adolescente, teve sua primeira banda de rock em sua cidade natal.
Porém, só em 1972 foi que começou sua vida profissional, a partir dos palcos da peça "Morte e Vida Severina", em São Paulo, quando, junto com mais três atores, fundou o Grupo Raízes, que tinha como proposta fortalecer a música regional do Brasil. O primeiro disco do grupo tinha como carro chefe a música "Desentoado" ("...eu sou fruta do norte, no curral sou boi de corte; sou água de enxurrada, pau preto no pé da serra...") de autoria de Tino Gomes e Charles Boavista.
Na televisão, Tino Gomes foi apresentador de dois programas, em Belo Horizonte: o irreverente “Brechó do Troca-Troca” e o “Programa Clandestino”. No SBT, participou do humorístico “Ô Coitado”, e gravou, junto com Gorete Milagres, o CD “Bailão da Filó”. Na TV Globo, participou das novelas “Caminho das Índias” e “Malhação” e da minissérie “A Cura”.
No cinema, nos anos 80, estreou como figurante no filme “Cabaré Mineiro”, de Carlos Alberto Prates e, seu primeiro trabalho, como ator, foi no premiado filme “Minas Texas”, do mesmo diretor. Em 2009 contracenou com o ator João Miguel, no filme “Matraga - A hora e a vez”, do diretor Vinícius Coimbra, ainda inédito.
O mais recente trabalho de Tino Gomes, em cinema, é o filme “Meu Pé de Laranja Lima”, clássico de José Mauro de Vasconcelos, do diretor Marcos Bernstein, onde interpreta “Ariovaldo”, o mascate cantador, que povoa os sonhos do menino Zezé, no seu desejo de libertação de sua vida difícil e sofrida. O filme tem estreia nacional prevista para o mês que vem.

(Foto/ilust. Teatro da Assembleia)

Nenhum comentário: